Criticas, Fantasias, Humor, Desvarios e Coisas Acertadas. O Autor deste blog não tem como objectivo implicar terceiros, mas fazer terceiros pensar. Neste blog poderá encontrar, Criticas em Piedade ou Criticas sem Piedade.

Nada como tentar alegrar a vida

Um dia destes entrei num Oftalmologista e pedi para fazer uma consulta. A pessoa que me atendeu pediu-me para me sentar lá perto da máquina que mede a capacidade visual e pergunta-me: "Qual é o seu objectivo", ao que respondi, "Passar o tempo". 

A "Doutora" demonstrou-se chateada com a minha resposta, dizendo "devemos ter conceitos diferentes de passatempo" ao que respondi "nesta vida, desde que nascemos até ao dia em que morremos, passamos o tempo.. ora a trabalhar, ora a dormir ora a passear, mas não há dúvida que a vida é um passatempo". 

Em seguida ela disse-me: "só lhe damos os resultados se comprar os óculos", ao que lhe respondi: "por mim tudo bem".

Creio que ela não pensou no que aprendeu e por isso, não foi capaz de entender o meu humor. Afinal, só quem tem tempo para passear é que poderá gastar dinheiro, pois quem está a trabalhar, mesmo que também esteja a passar o seu tempo numa ocupação qualquer, não tem tempo para gastar dinheiro, ora no que necessita ora no que lhe satisfaz a alma ou o corpo. 

Eu cá, tento sempre ver o lado positivo de tudo o que poderá não ser tão positivo, dando-lhe uma certa graça, para que consiga lidar melhor com o que poderá ter algo de pior. 

Afinal, se alguém entra num Oftalmologista, o único objectivo que poderá ter é o de saber, como está a sua saúde visual e na altura que me fez essa pergunta, não lhe respondi: "quero saber qual o preço das viagens para fora de Portugal". 

Por isso se um dia esta senhora ler este artigo, lembre-se: tente não levar tão a sério o que lhe dizem, pois dar o benefício da dúvida é uma das melhores escolhas que a humanidade teve para "consigo". Seja na vida pessoal, seja no trabalho ( na relação com os clientes ), seja na vida amorosa ou familiar. 

Tal atitude irá prevenir que sofra tanto, por nada ou por tão pouco, que na verdade, pouco interessa qual a verdade absoluta do significado das palavras. É natural que não só os conceitos de "passatempo" sejam diferentes de pessoas para pessoas, tal como os conceitos de beleza, estética, justiça, etc... 

O Humor é um mecanismo de lidar bem com o que é mau. Técnicas de psicologia que não são estudadas no curso de psicologia, mas praticadas pelos considerados popularmente de ignorantes e por aqueles que dão ao benefício da dúvida, espaço para poder ser função do pensamento e no exercício auto-comparativo, imaginar o potencial de ser um absurdo. O absurdo tem algo de delicioso. Faz-nos rir. 

Esses pelo menos dão uma certa leveza a esta vida que tem mais momentos de dor do que momentos de alegria. 

Comentários